OS MOINHOS DO MONTE ALVÃO - ALVORGE

1998-01-31 (Sábado)

Mais uma vez vamos realizar uma actividade nas proximidades da nossa já conhecida serra de Sicó, a qual terá o seu início e o seu fim em Alvorge.

Após a saída desta povoação seguiremos em direcção de Monte Alvão, onde teremos oportunidade de apreciar uns moinhos de madeira que ainda se encontram em actividade.

Continuaremos através de Casais da Granja até Vale de Colmeias onde almoçaremos.

Já restabelecidos seguiremos por Vale de Judeu, Cerrada Nova e Charneca da Torre até Torre de Vale de Todos, onde poderemos apreciar uma bonita paisagem.

Iremos depois para Trás de Figueiró e Vila Nova, percurso que os menos cansados poderão fazer, em alternativa, subindo ao cabeço e apreciar, junto do cruzeiro ali existente, mais uma bela paisagem de vale.

Finalmente chegaremos de novo a Alvorge.

Características do percurso: Actividade com cerca de 15 km, sem grandes dificuldades nem desníveis acentuados, efectuada na sua maior parte em belos caminhos rurais, mas que em certos pontos tem passagens com muito mato, vegetação rasteira e, eventualmente, poças de água, pelo que se recomenda o uso de vestuário adequado, nomeadamente botas e calças.

Há possibilidade de neutralizar após o almoço.

Participação em viatura própria: Dado tratar-se de um percurso circular a participação em viatura própria é possível, mediante inscrição prévia na Sede, sendo o ponto de encontro às 10horas no Largo de Alvorge junto ao cruzeiro.

Horário: partida às 6:45 de Algés e às 7:00 horas do Campo Pequeno.

Cartografia: carta nº 263 de I.G. do Exército na escala de 1/25000

Região: Serra do Sicó
Local: Alvorge