Mafra

2005-06-19 (Domingo)

Da Tapada ao Convento

19 de Junho - Domingo - 1 bota.

Criada no reinado de D. João V, após a construção do Convento, como um parque para lazer do monarca e da corte, a Tapada Nacional de Mafra constitui hoje um património
 natural de características únicas. Numa área de mais de oitocentos hectares, veados, gamos, javalis, raposas, aves de rapina e muitas outras espécies coexistem num cenário de flora invulgarmente rica e diversificada. Local de eleição dos soberanos de Portugal para o lazer e para a caça, a Tapada de Mafra ganhou por isso um cunho próprio de nobreza que ainda hoje é preservado e continuado. Visitaremos a Tapada num percurso guiado.

Ainda intacto, e também mandado construir por D. João V, o Real Convento de Mafra é o mais importante monumento do barroco português. O conjunto arquitectónico desenvolve-se simetricamente a partir de um eixo central, a basílica, ponto principal de uma longa fachada ladeada por dois torreões, localizando-se na sua zona posterior o recinto conventual da Ordem de São Francisco da Província da Arrábida.

São corredores de história que iremos percorrer, visitando uma das mais importantes bibliotecas portuguesas.

Manhã - Tapada de Mafra, um percurso guiado de 7,5 km, com início às 9h30 (duração de cerca de 3,5 horas).

Tarde - Convento, visita guiada, início a partir das 14h00 (duração de cerca de 1,5 hora).

Partida: Às 8h10 de Algés e às 8h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração às 9h30, no portão principal da Tapada (na estrada Mafra - Gradil). É imprescindível a inscrição no Clube.

O preço inclui as visitas guiadas na Tapada e no Convento.