BELVER - GAVIÃO - BELVER

1997-12-13 (Sábado)

As vistas de combóio, são belas de ver

Esta actividade leva-nos a ver o Tejo de várias maneiras: De cima - quando subirmos aos dois marcos geodésicos, um dos quais dentro do Castelo de Belver; de lado - porque a viagem até ao local da actividade será feita de comboio, que percorre o vale apenas a alguns metros do rio e por debaixo - na visita guiada à central hidroeléctrica da EDP.
O percurso terá início na estação da CP de Belver pelas 10h15. Terminará no apeadeiro da CP da Barragem de Belver antes das 18h48. A viagem de e para Lisboa será efectuada de Comboio.
Características do percurso: Cerca de 12/16 km com 2 desníveis acentuados a subir, de 100m e de 120m, por caminhos rurais, alguns deles já abando-nados e com mato e silvas, pelo que se recomenda o uso de botas e perneiras. A altura do ano também recomenda o uso de agasalho e impermeável. Haverá possibilidade de abastecimento de água e café no início no meio e no fim da actividade. O almoço e o jantar (já no comboio) terá que ir de casa. Haverá sensivelmente a meio do percurso uma hipótese de encurtamento de 4 km, para os mais cansados.
Viatura própria: O percurso é um percurso aberto. A distância entre o ponto de partida e de chegada é de cerca de 4km pela linha do comboio. Não se recomenta efectuar este percurso no fim da actividade em virtude de já ser de noite e haver que transpor algumas pontes, rotas por baixo. Por estrada, para os não conhecedores da região, a distância é de cerca de 20km. O clube não vai dispor de meio de transporte para efectuar esta transferência.
Cartografia: Folhas nº 322; 323: 332 e 333 do IGE (escala 1/25000)
Horário: Estação da CP de Santa Apolónia; embarque no comboio das 8h03m. Os bilhetes, pré-adquiridos pelo CAAL, serão distribuidos 15 minutos antes do horário da partida, junto ao comboio Intercidades para a Covilhã.
Observações:
As inscrições devem ser feitas impreterivelmente até Terça-Feira dia 9/12/97 para que se possam fazer as reservas que a CP exige.

Local: Belver