TERRAS DA LOMBA

1998-10-02 - 1998-10-05 (Sexta-feira - Segunda-feira)

Subindo o Rabaçal

Dificuldade -3 botas-
Vamos desta vez continuar para Norte e descobrir novas zonas atravessadas pelos nossos já conhecidos rios Tuela e Rabaçal.
1º Dia - Sábado 3 : Vamos ao ponto mais a Norte desta actividade e chegamos mesmo a bordejar o Parque Natural de Montesinho. Saindo das margens do Rabaçal vamos atravessar montes e vales através de uma vegetação variada até à vila de Vinhais, onde a Igreja Românica merece uma visita.
2º Dia - Domingo 4: Este será talvez o dia mais espectacular. Saindo do Rebordelo vamo-nos internar nas Terras da Lomba, entre os rios Mente e Rabaçal.
3º Dia - Segunda 5: Os pontos fortes deste dia serão o marco geodésico de 1ª ordem do Lagedo, as gargantas do Tuela e as ruínas das minas da Ervedosa, com a sua ponte suspensa semi-destruída.
Características dos percursos:
1º Dia - 18 km por caminhos rurais com alguns desníveis.
2º Dia - Percurso longo ,22 km, com desníveis acentuados e a passagem de 2 vaus. É aconselhável a utilização de calçado ligeiro apropriado para a passagem destes vaus devido ao tipo de pedras existente no fundo.
3º Dia - Percurso com cerca de 14 km, poucos desníveis e um troço a corta mato através de um matagal de giestas.
A utilização de botas é fundamental neste tipo de percursos.
Alojamento: No nosso já conhecido Parque do Clube de Campismo e Caravanismo de Valpaços, junto ao rio Rabaçal. O acampamento será instalado à chegada, na madrugada do 1º dia e levantado antes da actividade do 3º dia. Possibilidade de ser marcado alojamento em Valpaços por iniciativa própria.
Cartografia: Folhas n.º 22, 23, 35, 36, 48 e 49, 1/25 000, do IGE.
Partida: 23h15 de Algés e 23h30 do C. Pequeno ,Sexta 2 de Outubro.
Devido às características dos percursos só é possível participar em viatura própria desde que os participantes assegurem todas as ligações.

O GDAO acompanhará esta actividade em autonomia.

 

 

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Montanhas
Local: Valpaços