PIÓDÃO E A SERRA DO AÇOR

2000-04-01 (Sábado)

ARGANIL III

1º Dia: Saímos de Pomares (306 m de altitude) e iremos subindo, rodeados de uma paisagem deslumbrante onde ainda abundam os pinheiros, até à Sra. das Necessidades (1244 m de altitude), daqui desceremos até essa bela povoação, tão característica, que dá pelo nome de Piódão (683 m de altitude), fazendo, na parte final, um belo trajecto ao longo da Ribeira do Piódão. Pernoitaremos nesta localidade, acampando dentro de uma casa gentilmente cedida pela Junta de Freguesia de Piódão.

2º Dia: Sairemos de Piódão (ainda a 683 m de altitude) prontos a atacar o marco geodésico de S. Pedro do Açor (1342 m de altitude). Daqui desceremos até à bela aldeia de Malhada Chã (790 m de altitude) e, finalmente, num merecido descanso, iremos até Covanca, caminhando por um belo vale, sempre acompanhando o leito do rio Ceira. Se o tempo o permitir avançaremos um pouco mais, até à barragem do Alto Ceira.

Características do percurso: No 1º dia, cerca de 18 km, feitos na sua maioria por bom piso mas com desníveis acentuados a vencer e alguns troços bem irregulares e eventualmente escorregadios. Abastecimento de água apenas na Sra. das Necessidades, a meio do percurso. No 2º dia, cerca de 12 km, por piso com as mesmas características do dia anterior. Abastecimento de água apenas na Malhada Chã. (3 botas).

Cartografia: Folhas nº233 e 234 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 6:45 e Campo Pequeno 7:00

Participação em viatura própria: Só é possível desde que os participantes assegurem, por si, o regresso ao local da partida em Pomares. Ponto de encontro em Pomares: junto ao coreto, às 11h00. Quem utilizar viatura própria deve, em Pomares, deixar no autocarro o material de que necessitar para passar a noite no Piódão


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Serra do Açor
Local: Piodão