Percurso Percorrido

Já há alguns anos que partimos à descoberta deste percurso. Ao longo dele temos desfrutado de maravilhosas actividades (muitas vezes na companhia dos nossos amigos), e temos feito questão de festejar os nossos aniversários e de apreciar as nossas férias.

A origem do clube remonta a Setembro de 1985, tendo iniciado as suas actividades logo no mês seguinte. No entanto, a sua legalização oficial por escritura pública só viria a ocorrer a 3 de Abril de 1986.

Os Primeiros Passos...

Em Setembro de 1985, foi lançada a ideia de um novo clube. Em Outubro do mesmo ano, era editado o Papa-Léguas Nº 0 dando conta de como nasceu a ideia de um novo clube e divulgando, entre outras, uma actividade a realizar na Serra de Sintra, organizada pelo próprio "clube", nesse mesmo mês.

No número seguinte, em Novembro, informava-se que o "clube" já tinha nome e estatutos provisórios, e convidavam-se os interessados a fazerem a sua inscrição, na sede provisória em Algés, para um passeio em Matacães. Neste número surgia também pela primeira vez o calendário provisório de actividades para 1986, e não menos importante a ficha de inscrição como "sócio" do "clube".

Em Janeiro de 1986, era publicado mais um número do Papa-Léguas. Ao longo de 16 páginas A5, onde a dedicação e empenho dos seus autores é evidente, faz-se uma resenha da história do "clube", apresenta-se o calendário completo para 1986 e fala-se da indispensável quotização, lado a lado com a crónica do passeio de Matacães (que foi mesmo fonte de inspiração poética).
Ainda nesta edição, destaque para a primeira grande actividade do "clube" a realizar em Gredos, e para a promessa de reedição, em Fevereiro de 1986, das publicações com informação detalhada sobre os passeios (editadas pelos seus organizadores e disponibilizadas nos próprios passeios).

O "clube" tinha apenas 4 meses, e já andava!!!

O Retorno às Origens...

Assim foi o princípio do clube, e assim é o princípio desta página que pretendemos venha a incluir os factos mais marcantes da sua história.

Para isso gostaríamos de ter a colaboração de todos os companheiros que queiram ajudar, ou que tenham documentos antigos do clube para nos emprestar. De qualquer das formas, o primeiro passo será certamente uma visita às arrecadações do clube (as aranhas vão ter de nos desculpar).